Marcadores

domingo, 30 de dezembro de 2012


CAQUEIRA DE TIJOLOS PARA BONSAI – Tijolo triturado

Navegando pela internet, constatei uma dificuldade que parece comum a praticamente todos os bonsaístas, que é a obtenção de tijolos triturados para fazer o substrato para bonsai. Em alguns fóruns vi relatos de pessoas que para obter tijolos triturados chegaram até mesmo a quebrar o piso de suas casas, martelando tijolos até o ponto de peneirar e obter as granulometrias desejadas.
Também sofri tendo que passar horas e horas martelando tijolos e ao final ter apenas um punhado de tijolos triturados.
Depois passei a procurar formas mais práticas para obter o material. Para aqueles que não dispõem de um triturador de tijolos, que com certeza custa caro, posso afirmar que a maneira mais fácil e barata é se dirigir até um depósito de material de construção, daqueles que vendem telhas, tijolos, etc., e falar com o proprietário para peneirar a cacaria que fica acumulada no local onde são colocados os tijolos e telhas. Aquele amontoado de tijolos e telhas quebrados fica ali por muito tempo e geralmente os carros que transportam material ficam passando por cima e vão cada vez mais quebrando em pedaços menores. Então, o trabalho a ser feito é levar algumas peneiras com largura de malha diferente e peneirar o material acumulado no depósito.
A primeira peneira, a que fica acima das demais, deve ser a que tem malha mais aberta. Coloca-se o material nela, peneira-se e o que passar por ela cai na segunda peneira, com malha um pouco menor. O material que passar pela segunda peneira vai cair na terceira, com malha menor que a segunda. O material da terceira peneira vai cair na quarta peneira, que é bem mais fina que as demais, para obter o tijolo triturado com granulometria pequena, ideal para fazer substrato para pequenos vasos. O material que ficou retido na primeira peneira, a de malha mais grossa, pode ser dispensado e jogado junto da cacaria do depósito. Ele ficará no solo e os carros vão continuar passando e triturando o material, fazendo o trabalho pesado para você. Mais algum tempo e já poderemos novamente peneirar a cacaria e obter mais material para fazer o nosso substrato.
Como dá para notar, usando-se 4 peneiras teremos 3 granulometrias diferentes, ideais para vasos grandes, médios e pequenos.
Usando-se esse método, em aproximadamente uma hora de trabalho você terá obtido um balde daqueles de 18kg de tijolos triturados.
Depois de coletado, o material deverá ser lavado para retirada da poeira e outras impurezas.
O processo de lavagem faço utilizando um balde ou bacia. Coloco o tijolo triturado e vou adicionando água e em seguida vou mexendo e derramando a água. Em seguida é só repetir o processo até que a água saia limpa. Depois de lavado, espalho a caqueira de tijolos para secar em cima de uma superfície qualquer, como sacos plásticos, madeira ou outra superfície que cada um tenha à disposição. Depois é só guardar o material para posterior uso.
Venho fazendo assim há algum tempo e estou satisfeito, pois sempre tenho o meu estoque para preparar o substrato para bonsai.

Aqui está o local onde são acumulados os tijolos.
Veja o monte de caqueira de tijolos. Está lá esperando ser peneirado.

Usando-se as peneiras com malhas diferentes, é só ir peneirando a cacaria.
O material que fica na bacia será peneirado depois em uma peneira mais fina.
Fiz assim, mas poderia ter colocado as quatro peneiras com malhas diferentes sobrepostas
e assim ao final já teria as três granulometrias.



O resultado está aí. Tem granulometria pequena, média e grande.



PEDRISCOS – Outro elemento que usamos para o preparo do substrato para bonsai é o pedrisco de areia lavada (areia de construção, ou de rio). Para obter esse material, uso um processo semelhante ao usado para obter tijolo triturado. A diferença é que ao invés de procurar um depósito de material de construção, procuro uma obra onde estejam utilizando a areia. A areia é peneirada para ser usada na obra e sempre fica acumulada a parte grossa, que é descartada pelos operários. Assim, procuro alguém encarregado da obra e peço autorização para peneirar o material descartado. É só usar as peneiras com malhas diferenciadas e assim você também vai obter pedriscos com granulometrias diferentes, assim como acontece com o tijolo triturado.
Bem, fica a dica para os bonsaístas que têm dificuldade para obter o material que usamos no preparo do substrato para bonsai.
Se alguém tiver outras formas simples para obter esse material, por favor deixe seus comentários e assim poderemos ter um leque de opções que será ótimo para ajudar àqueles que têm dificuldade para ter esse material. Quanto mais opções tivermos, melhor.


Um comentário: